Egito e sua Piramide Social

 

No alto da priramide encontrava-se o faraó, proprietario de todas as terras. Ele era o chefe de governo, comandante supremo do exercito. Era considerado o filho do deus Amon-Rá e visto como um deus.

Logo em seguida vinha a familia real, mãe , esposa e filhos do faraó, abaixo ficavam os membros das camadas mais altas da sociedade. Eram os funcionários que ajudavam o faraó a governar, cabendo a eles fazer com que as ordens do soberano fossem cumpridas.


A pessoa mais importante era o vizir, homem de extrema confiança do faraó e que supervisionava toda a administração do governo e ainda atuava como juiz supremo.

Não podemos esquecer dos altos oficiais militares e os sumos sacerdotes, responsaveis por administrar o clero dos grandes templos.

Havia também o quarto nivel formado por trabalhadores que exerciam finções variadas, soldados, sacerdotes, artistas, artesãos e escribas.

Na base da piramide estavam os camponeses que cumpunham a maioria da população egípicia - além de pescadores, servos e prisioneiros escravizados.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Período Pré-Homérico (séculos XX - XII a.C.)

Período Arcaico (séculos VIII - VI a.C.)

O que são fontes históricas?